Câmara aprova criação da Comissão da Verdade | Portal da Câmara Municipal de São Paulo

http://www.camara.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9314:camara-aprova-criacao-da-comissao-da-verdade&catid=112:podcast&Itemid=199

11/04/2012 | 19h13

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quarta-feira, em segunda e definitiva votação, o projeto de resolução que cria a Comissão da Verdade no município.

Foram 43 votos favoráveis, dois contrários e duas abstenções.

O texto, de autoria da Mesa Diretora, prevê a investigação de violações de direitos humanos envolvendo casos de tortura, mortes, desaparecimentos forçados e ocultação de cadáveres ocorridos entre 1946 e 1988.

A Comissão da Verdade atuará por seis meses e será formada por sete vereadores indicados pela Presidência da Câmara, respeitada a proporção numérica partidária.

O vereador Gilberto Natalini (PV), que apoiou a proposta, relatou o episódio em que, como médico, prestou atendimento a um homem que o havia torturado, mas negou que a iniciativa possa representar uma vingança.

O vereador Ítalo Cardoso (PT) destacou que o objetivo é esclarecer os fatos e colaborar com as Comissões da Verdade instaladas em nível federal e estadual.

Os vereadores Agnaldo Timóteo (PR) e Carlos Apolinário (DEM) foram à tribuna para criticar o projeto.

Na avaliação de Apolinário, a apuração deveria levar em conta os dois lados.

Na mesma sessão, por 40 votos favoráveis e nenhum contrário, foi aprovada a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Humana.

O projeto de resolução foi apresentado pelos vereadores Floriano Pesaro (PSDB), Chico Macena (PT), Ricardo Teixeira (PV), Netinho de Paula (PC DO B), Marco Aurélio Cunha (PSD) e pela ex-vereadora e atual deputada federal Mara Gabrilli (PSDB).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: