Justiça aprova criação da Comissão da Verdade | Diário de Pernambuco

http://www.diariodepernambuco.com.br/nota.asp?materia=20120411075639

11/04/2012 | 7h56

Pernambuco vai contar com um instrumento oficial de investigação dos crimes políticos ocorridos no período da Ditadura Militar. O trabalho será realizado pela Comissão Estadual da Memória e Verdade, prevista em matéria do Executivo aprovada na Comissão de Justiça da Assembleia.

A Comissão da Verdade será composta por nove membros, que terão a competênciade esclarecer os casos de tortura, mortes, desaparecimentos forçados eocultação de cadáveres registrados em Pernambuco, ou contra pernambucanos,entre 1946 e 1988, anos que marcam o fim da ditadura de Getúlio Vargas e apromulgação da Constituição Brasileira.

De acordo com o projeto, o colegiado também deverá dar publicidade aos locais, instituições e circunstâncias relacionados à prática de violações de direitoshumanos e ainda adotar medidas e políticas públicas que evitem a repetição detais crimes.

O presidente da Comissão de Justiça, deputado Raimundo Pimentel (PSB), informou que a iniciativa estadual vai funcionar como um instrumento decolaboração aos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, criada no âmbito doGoverno Federal, em novembro de 2011.

Segundo o relator do projeto, Aluísio Lessa (PSB), Pernambuco é o primeiroestado do país a implementar a ação. O parlamentar ressaltou que a matéria do Executivo deverá sofrer modificações, no sentido de que uma das vagas daComissão da Verdade seja reservada ao Poder Legislativo.

Da Assembleia Legislativa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: