Praça ganhará monumento de Vladimir Herzog | Portal da Câmara Municipal de São Paulo

http://www.camara.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9451:praca-ganhara-monumento-de-vladimir-herzog&catid=37:eventos&Itemid=94

A Praça da Divina Providência, anexa à Câmara Municipal de São Paulo, ganhará até o final deste ano um monumento ao jornalista Vladimir Herzog. O artista responsável pela obra será Elifas Andreato, autor de outras peças em homenagem ao repórter morto durante a ditadura na década de 70.

A obra será uma reprodução do troféu Vlado Vitorioso, criado por Andreato em comemoração aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. “Vou realizar aqui um sonho antigo, que é ver essa peça em tamanho real”, revelou o artista. Ele adiantou que a obra deve ser feita de bronze e ter mais de dois metros de altura.

Andreato explicou como surgiu a inspiração para criar o troféu. “Pensei em fazer algo que fosse contrário à imagem divulgada durante a ditadura, que mostrava Vlado enforcado”, disse.

A ideia de fazer o monumento do jornalista Vladimir Herzog é parte de um processo iniciado pela Câmara Municipal com a criação da Comissão da Verdade, que terá como objetivo investigar as violações aos direitos humanos ocorridas na cidade de São Paulo ou cometidas por agentes públicos entre 1946 e 1988. O projeto foi aprovado no último dia 11.

“Desde o início pensamos em dar o nome de Vladimir Herzog para essa comissão e também veio a ideia de fazer uma homenagem à cidade com a construção do monumento em uma praça central”, afirmou o vereador Ítalo Cardoso (PT).

Segundo o 1º secretário da Casa, o jornalista não deve ser lembrado como vítima. “A morte dele (Vladimir Herzog) mudou a conjuntura de uma época no Brasil e, por isso, fazemos essa homenagem a todos aqueles que morreram pela fúria da ditadura militar”, disse o vereador.

Além do monumento, a praça também será rebatizada com o nome do jornalista.

PRÊMIO

O resultado da 34ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos deverá ser anunciado no dia 8 de outubro na futura Praça Vladimir Herzog.

“É muito importante uma homenagem como essa, ainda mais no Centro de São Paulo. Acreditamos que o monumento ficará pronto até outubro para fazermos o anúncio dos vencedores em praça pública”, adiantou um dos conselheiros do Instituto Vladimir Herzog, Sérgio Gomes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: