Comissão da Verdade troca informações com a SDH | O Globo

28/05/2012 | 20h07

Integrantes ainda tentam definir como será o trabalho de investigação

André de Souza

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, ao centro, se reúne com integrantes da Comissão Nacional da Verdade

BRASÍLIA – Duas semanas depois de instalada, a Comissão da Verdade — que vai investigar as violações de direitos humanos entre 1946 e 1988 — ainda conta com uma estrutura pequena. As poucas reuniões que já teve estão centradas na discussão de como ela vai funcionar ao longo dos próximos dois anos. Nesta segunda-feira, os membros da Comissão da Verdade se encontraram com Marco Antônio Rodrigues Barbosa, presidente da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos, ligada à Secretaria de Direitos Humanos (SDH). A ministra da SDH, Maria do Rosário, também esteve presente.

A Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos vai compartilhar com a Comissão da Verdade os trabalhos que já produziu, entre eles informações sobre a Guerrilha do Araguaia. Na semana passada, a Comissão da Verdade já havia se encontrado com outra comissão, a da Anistia, ligado ao Ministério da Justiça. Segundo o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Gilson Dipp, coordenador da Comissão da Verdade, as três comissões terão um intercâmbio constante de informações.

— Trocamos todas as informações. O acervo deles foi posto à nossa disposição. Nós vamos trabalhar em cima disso — disse Dipp.

O ministro destacou que na reunião desta segunda-feira a comissão contou com apenas dois assessores, e que mais quatro ou cinco serão contratados. Além disso, é preciso ter um diretor executivo que trate das questões burocráticas da comissão e da integração com outros órgãos do governo.

http://oglobo.globo.com/pais/comissao-da-verdade-troca-informacoes-com-sdh-5049524

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: