MPF quer ouvir colaboradores da ditadura | Band

15/06/2012 | 9h27

Pessoas que promoveram torturas e até mortes durante o período estão sendo procuradas pela Justiça para prestar depoimento

Da BandNews FM

Procuradores do Ministério Público Federal estão tentando localizar pessoas que colaboraram com a ditadura no Brasil para que elas sejam ouvidas, segundo informou a colunista da BandNews FM, Mônica Bergamo. De acordo a colunista, muitas dessas pessoas procuradas participaram de episódios de tortura e morte dos manifestantes contrários ao governo da época.

A jornalista afirmou ainda que esse trabalho é feito de forma paralela, mas é uma complementação da Comissão da Verdade, instalada pela presidente Dilma Rousseff no último mês. De acordo com informações de um procurador da Justiça, que conversou com a colunista, essa ação é uma quebra de tabu, uma vez que muitas dessas pessoas nunca foram procuradas e algumas delas, que se arrependeram e quiseram falar, “foram simplesmente ignoradas pelo Estado”.

Mônica citou ainda do caso do Sargento Marival, que, arrependido, resolveu falar e contar como foi o outro lado da ditadura. O sargento começou a dar entrevistas há aproximadamente 15 anos, mas até cerca de um mês nunca havia sido ouvido oficialmente e as informações dadas por ele nunca foram checadas.

“Há o obstáculo da Lei de Anistia, que impede que muitas dessas pessoas sejam incomodadas”, lembrou a jornalista, “mas os procuradores afirmam que ela não vale para crimes continuados, crimes de sequestro, em que os corpos não foram encontrados“. Assim, eles vão se basear nesse princípio para tentar desvendar esses crimes cometidos durante esse período.

_

http://www.band.com.br/noticias/brasil/noticia/?id=100000510494

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: