Em vídeo, ex-delegado do DOPS pede que coronel Malhães vá à Comissão da Verdade | Último Segundo

24/06/2012 | 15h26

Personagem central do livro Memórias de uma Guerra Suja, que traz revelações inéditas sobre episódios importantes da ditadura, Claudio Guerra defende que ele e o coronel “contribuam com a verdade

iG Brasília

O ex-delegado do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS ) Claudio Guerra quer que a Comissão da Verdade convoque o tenente-coronel reformado Paulo Malhães, de 74 anos, conhecido como “Doutor Pablo” para depor. Em vídeo, o homem que ajudou a torturar e executar adversários do regime militar, pede que o coronel o ajude a esclarecer “a verdade”.

Ex-delegado Cláudio Guerra traz revelações sobre crimes da ditadura em livro

Guerra revelou detalhes desconhecidos de episódios marcantes do período da ditadura aos jornalistas Marcelo Netto e Rogério Medeiros nos últimos dois anos. O material deu origem ao livro “Memórias de uma guerra suja”, lançado no começo de maio e divulgado pelo iG. O ex-delegado diz que se converteu ao cristianismo e, por isso, decidiu falar o que sabia.

O vídeo com o pedido foi publicado no site do livro neste domingo. É a resposta de Claudio Guerra à entrevista dada pelo Doutor Pablo ao jornal O Globo. O coronel conta a rotina e o objetivo da “Casa da Morte”, local mantido pelo Centro de Informações do Exército (CIE) para pressionar presos políticos em Petrópolis (RJ).

Malhães disse aos repórteres do jornal que, nessa casa, os agentes tentavam transformar os presos políticos em infiltrados. Ele não falou em tortura e não contou detalhes dos métodos. Ele admitiu que muitos “sustos” eram dados na casa. “E o susto era sempre a morte”, disse ao jornal O Globo na edição deste domingo. Pelo menos 22 pessoas podem ter sido executadas na “Casa da Morte”.

Guerra acredita que o depoimento de Malhães é resultado do livro “Memórias de uma guerra suja”. “Faço um pedido ao coronel para sentarmos e conversarmos, já que ele não falou nada e tem muita coisa pra falar. Mas foi um grande passo”, afirmou no vídeo. “Agora nossa missão é essa (ajudar a esclarecer a verdade)!”, destacou.

Assista ao vídeo de Claudio Guerra

_

http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2012-06-24/em-video-ex-delegado-do-dops-pede-que-coronel-malhaes-va-a-comissao-da-verdade.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: