Ex-delegado do Dops sugere à Comissão da Verdade 7 depoentes | O Globo

25/06/2012 | 23h56

Claudio Guerra prestou depoimento ‘valioso’ ao colegiado, segundo Gilson Dipp

Evandro Éboli

BRASÍLIA – A Comissão da Verdade colheu nesta segunda-feira depoimento de Cláudio Guerra, ex-delegado do Dops que admitiu ter participado de assassinatos de opositores da ditadura. Guerra encaminhou à comissão relação com os nomes de sete pessoas que podem ser ouvidas e dar detalhes do que ocorreu nos porões do regime militar.

Cláudio Guerra conta em detalhes no livro “Memórias de uma guerra suja” como atuou na execução dos militantes de esquerda. Os integrantes da Comissão da Verdade informaram que Guerra confirmou todas informações do livro, escrito pelos jornalistas Rogério Medeiros e Marcelo Netto, no depoimento que durou uma hora e meia.

– Foi um depoimento valioso. Ele confirmou tudo e sugere nomes de pessoas que devemos ouvir — disse Gilson o coordenador da comissão, o ministro do STJ Gilson Dipp.

O ministro afirmou hoje que não será necessário ouvir a presidente Dilma Rousseff.

– Tudo que ocorreu com ela está nos arquivos e já recebemos muita coisa. Ela já disse muita coisa. É a presidente da República – disse Gilson Dipp.

Em arquivos revelados recentemente constam relatos de Dilma, de 2001, narrando tortura que sofreu na prisão de Juiz de Fora (MG) no início da década de 70. Na semana passada, a presidente declarou que a questão não é o torturador, mas a tortura. E que seus torturadores não usavam nomes verdadeiros.

Integrante da comissão, José Carlos Dias, ex-ministro da Justiça no governo Fernando Henrique Cardoso, também afirmou ser desnecessário chamar Dilma para prestar um depoimento à comissão.

– Seria uma indelicadeza.

O coordenador da comissão reafirmou que o grupo pretende ouvir o tenente-coronel reformado Paulo Malhães, que revelou ao GLOBO como se davam torturas na Casa da Morte, em Petrópolis.

A comissão discutiu também cronograma e nomes de outras pessoas a serem ouvidas. Foi decidido a criação de duas subcomissões: uma para reunir material de pesquisa, documentos e sistematizar o trabalho; outra, para colher depoimentos.

_

http://oglobo.globo.com/pais/ex-delegado-do-dops-sugere-comissao-da-verdade-7-depoentes-5315376

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: