Comissão da Verdade ouve depoimentos sobre a Chacina da Lapa | Portal da Câmara Municipal de São Paulo

02/08/2012 | 17h59

A Comissão da Verdade Vladimir Herzog, da Câmara Municipal, que investiga violações aos direitos humanos em São Paulo durante o regime militar, ouviu nesta quinta-feira dois depoimentos sobre a chamada Chacina da Lapa.

No dia 16 de dezembro de 1976, agentes militares invadiram a casa de número 767 da Rua Pio XI, na Lapa, e mataram Ângelo Arroyo e Pedro Pomar.

No local, havia ocorrido uma reunião do Comitê Central do PC do B, que estava na clandestinidade.

Na véspera, os militantes João Batista Franco Drummond e Wladimir Pomar foram seguidos e presos depois de terem deixado a casa.

Drummond estava morto no dia seguinte e recentemente uma decisão da Justiça ordenou que fosse retificado o atestado de óbito dele, no qual a causa apontada era atropelamento.

No documento passou a constar traumatismo craniano encefálico decorrente de torturas físicas.

Nesta quinta-feira, o primeiro a depor foi Wladimir Pomar, que relatou ter sofrido tortura física e psicológica, mas era obrigado a ficar encapuzado para não reconhecer os agressores.

O ex-deputado Aldo Arantes também foi preso ao sair da casa, na véspera da chacina e declarou à Comissão da Verdade que a invasão do local a tiros foi planejada por cinco meses pelos órgãos de repressão.

No depoimento à Comissão da Verdade, ele também afirmou que houve uma operação para impedir a localização de corpos de militantes mortos na Guerrilha do Araguaia.

Os depoimentos foram ouvidos pelos vereadores Ítalo Cardoso (PT), Gilberto Natalini (PV), Eliseu Gabriel (PSB) e Jamil Murad (PC do B).

Os integrantes do colegiado informaram que pretendem encaminhar os relatos dos depoentes à Comissão Nacional da Verdade.

_

http://www.camara.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=11391:comissao-da-verdade-ouve-depoimentos-sobre-a-chacina-da-lapa-&catid=112:podcast&Itemid=199

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: