Sábado Resistente destaca centenário de militantes | Brasil de Fato

21/09/2012

Apolonio de Carvalho, Rolando Frati e Maurício Grabois completariam, em 2012, 100 anos de vida; homenagem será neste sábado (22) no Memorial da Resistência, em São Paulo

Da redação

Será realizada neste sábado (22) mais uma edição do Sábado Resistente. O tema deste encontro será “Três vidas de militância: Apolonio, Frati e Grabois – 100 anos”.

Apolonio de Carvalho, Rolando Frati e Maurício Grabois completariam, em 2012, 100 anos de vida. Os três foram líderes políticos e ativistas contra as ditaduras, tanto na mais recente, iniciada em 1964, como também na de Getúlio Vargas durante o chamado Estado Novo. Também foram internacionalistas, cada um à sua maneira, e defenderam os valores e princípios da Democracia e do antifascismo.

Durante o encontro, que contará com amigos e familiares dos militantes, será lançada e distribuída gratuitamente mais uma cartilha (a quinta da coleção do Núcleo Memória) dedicada aos militantes.

Promovidos mensalmente pelo Memorial da Resistência de São Paulo e pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, o “Sábado Resistente” é um espaço de discussão entre militantes das causas libertárias, de ontem e de hoje, pesquisadores, estudantes e todos os interessados no debate sobre as lutas contra a repressão, em especial à resistência ao regime civil-militar implantado com o golpe de Estado de 1964.

As reuniões ocorrem sempre das 14h às 17h30 no Memorial da Resistência (Largo General Osório, 66, centro de São Paulo). O local é emblemático pois, durante o período de 1940 a 1983, o edifício foi sede do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo – Deops/SP, uma das polícias políticas mais truculentas do país, principalmente durante o regime militar.

Veja, a seguir, a programação do evento:

14h: Boas vindas – Kátia Felipini (Coordenadora do Memorial da Resistência de São Paulo)

Coordenação – Elza Lobo (Núcleo de Preservação da Memória Política)

14h30min – Palestra

Rene Luis de Carvalho. (filho de Apolonio de Carvalho; economista e doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, onde atualmente leciona. Nascido na França, foi militante do PCBR e ex preso político)

Rafael Martinelli (amigo e companheiro de Rolando Frati; advogado, ex-líder sindical da categoria Ferroviária e ativista da CGT antes do Golpe Militar. Co-fundador da Ação Libertadora Nacional – ALN. Presidente do Fórum de ex Presos e Perseguidos Políticos de São Paulo)

Igor Grabois (Neto de Maurício Grabois; economista formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ; professor universitário)

16h – Sessão de perguntas e respostas

17h – Homenagem

_

http://www.brasildefato.com.br/node/10664

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: