Documentário registra trabalho das Caravanas da Anistia | Brasil de Fato

05/10/2012

Lançamento de “Eu me lembro” ocorrerá na segunda-feira (08), durante o Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro

Da redação

Será lançado em 8 de outubro, durante o Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, o documentário “Eu Me Lembro”.

O filme faz um registro do trabalho realizado pelas Caravanas da Anistia. Criado pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, o projeto existe desde abril de 2008 e já percorreu vários estados. O objetivo é julgar os casos de perseguição política no local onde eles aconteceram, revelando à população de todo o país os fatos arbitrários ocorridos durante o regime militar.

O documentário “Eu me lembro” é um projeto do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS), uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) do Rio de Janeiro. O trabalho foi selecionado, por meio de edital, para participar da iniciativa Marcas da Memória, do Ministério da Justiça, que incentiva ações culturais ligadas à anistia, como exposições e produção de livros e filmes.

Dirigido por Luiz Fernando Lobo e produzido por Tuca Moraes, o longa mostra imagens de julgamentos e a história da ditadura brasileira por meio dos depoimentos e imagens inéditas de arquivo da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça e de acervos pessoais. Realizado pela XBrasil e pelo Instituto Ensaio Aberto (IEA), “Eu Me Lembro” leva o espectador aos bastidores dos processos de anistia de militantes como Glauber Rocha, José Celso Martinez e Carlos Marighella.

Há também depoimentos do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do presidente da Comissão de Anistia e secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão. Com diversas entrevistas, o filme traz um destaque especial para o debate sobre o direito à Memória, à Verdade e à Justiça.

Depois da exibição, haverá um debate com presença do diretor, Luiz Fernando Lobo; Paulo Abrão e a historiadora Beatriz Kushnir; com mediação do crítico de cinema Carlos Alberto Mattos.

Serviço:

Lançamento do documentário “Eu me lembro”

8 de outubro, às 17h30min

Armazém da Utopia (Avenida Rodrigues Alves, s/n, Armazém 6, Cais do Porto)

Informações: ensaioaberto.publico@gmail.com

_

http://www.brasildefato.com.br/node/10824

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s