Comissão da Verdade divulga lista preliminar de mortos e desaparecidos pernambucanos vítimas da repressão | Diário de Pernambuco

08/10/2012 | 10h07

Os membros da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Camara anunciam, na próxima quarta-feira (10) a lista preliminar com os nomes de 49 pernambucanos mortos, desaparecidos ou vítimas de graves violações dos direitos humanos, ocorridas no estado ou no Brasil, durante a ditadura militar.

De acordo com o coordenador da Comissão, Fernando Coelho, outros nomes podem compor a lista ao longo dos dois anos de trabalho. “Fizemos uma busca inicial a partir da existência de documentos e relatos de entidades e representantes da sociedade civil. A lista não se esgota. A colaboração de todos, neste processo, é fundamental para que possamos contar a verdade”. “O que esperamos, no momento final, é que uma versão pública seja assumida pelo Estado, que nunca reconheceu, oficialmente, estes casos. É a palavra do Estado, e não de uma entidade privada, dizendo o que aconteceu durante a repressão”, completa Coelho.

A solenidade acontece no salão nobre da Faculdade de Direito do Recife, às 19h, no bairro da Boa Vista, Recife. O evento é aberto ao público. A partir desta divulgação, a CEMVDHC espera que a sociedade civil e entidades representativas possam contribuir com o esclarecimento da verdade fornecendo documentos, fotografias, vídeos. O material pode ser entregue na sede da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos.

_

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/politica/2012/10/08/interna_politica,401060/comissao-da-verdade-divulga-lista-preliminar-de-mortos-e-desaparecidos-pernambucanos-vitimas-da-repressao.shtml

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s