Comissão Nacional da Verdade realiza audiência pública em Minas Gerais dia 22 | CNV

17/10/2012

Violações de Direitos Humanos de estudantes durante a ditadura é o tema central da audiência; CNV também terá reuniões com a sociedade civil organizada e será recebida pelo governador Anastasia

A Comissão Nacional da Verdade estará em Minas Gerais nos próximos dias 22 e 23 de outubro. No dia 22, a partir das 14h, na Universidade Federal de Minas Gerais, a CNV realiza a audiência pública temática “Universidade, Estudantes e Ditadura”. No evento, pessoas ligadas à comunidade acadêmica que sofreram diferentes violações de Direitos Humanos durante o regime militar darão seus depoimentos aos presentes.

O objetivo do evento é sensibilizar a comunidade acadêmica para as violações de Direitos Humanos ocorridas nas Universidades nos anos de chumbo. Durante o evento, haverá uma homenagem aos estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais vitimados pela ditadura.

Já estão confirmados os relatos de três vítimas da repressão no ambiente acadêmico. A diretora de redação da revista Pesquisa Fapesp, Mariluce Moura, viúva de Gildo Macedo Lacerda, militante da Ação Popular, morto sob tortura em 1973, em Recife, falará ao presentes. Aluno de economia da UFMG, Gildo era um dos mais conhecidos líderes estudantis e membro da UNE. Também falará a socióloga e professora da PUC-MG, Magda Neves, expulsa do mestrado em ciência política pela UFMG pelo decreto 477/69 em virtude de sua militância na AP, e o professor de medicina Apolo Heringer, à época dirigente do Colina (Comando de Libertação Nacional), que foi preso, torturado e exilado pelo regime.

Participarão da audiência pública os membros da Comissão Nacional da Verdade José Carlos Dias, Maria Rita Kehl e Rosa Cardoso. Eles debaterão e responderão perguntas da plateia após os depoimentos.

Antes dos relatos, representantes da Comissão da Verdade, Memória e Anistia da OAB-MG e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (Conedh), com os quais a Comissão Nacional da Verdade está prestes a estabelecer cooperação técnica, se pronunciarão.

SERVIÇO
O quê – Audiência Pública Temática da Comissão Nacional da Verdade: “Universidade, Estudantes e Ditadura”;
Quando – 22 de outubro de 2012;
Horário – 14h;
Local – Auditório da reitoria, Campus Pampulha, UFMG;

Programação:
14h – Abertura;
14h30 – Pronunciamentos;
14h50 – Ato solene;
15h – Depoimentos;
16h20 – Debates com os membros da CNV;
17h10 – Previsão de encerramento.

Confira aqui folder eletrônico com a programação da audiência pública

REUNIÃO DE TRABALHO – A Comissão da Verdade permanecerá em Belo Horizonte no dia 23. Entre 9h30 e 12h, os membros e assessores da Comissão se reunirão com representantes da sociedade civil organizada em Minas Gerais.  O encontro será realizado na OAB-MG e contará com a participação da Comissão da Verdade, Memória e Anistia, da Associação dos Amigos do Memorial da Anistia Política do Brasil e da Associação dos Trabalhadores Anistiados de Ipatinga.
Às 12h, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, oferecerá um almoço aos membros e assessores da Comissão Nacional da Verdade. Às 15h, assessores da CNV conhecerão o Projeto República, da UFMG.

_

http://www.cnv.gov.br/noticias/17-10-2012-2013-comissao-nacional-da-verdade-realiza-audiencia-publica-em-minas-gerais-dia-22

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s