Comissão da Verdade de SP faz ato em memória de vítimas da ditadura | Folha de São Paulo

03/11/2012 | 5h

Cerca de 150 pessoas participaram ontem de ato promovido com o apoio da Comissão da Verdade da Câmara Municipal de São Paulo em homenagem a mortos e desaparecidos da ditadura militar (1964-1985) no cemitério da Vila Formosa (zona leste).

O local abrigou uma vala onde vítimas do regime foram enterradas clandestinamente. Grupos do Ministério da Justiça já realizaram buscas por ossadas no lugar.

Sobre a quadra 47, ao lado de onde houve buscas, foi celebrado um ato com militantes e parentes de vítimas.

“Hoje, Dia de Finados, estamos os vivos rendendo homenagem aos nossos mortos –muitos provavelmente [enterrados] neste solo em que estamos pisando”, afirmou Gregório, filho do militante e operário Virgílio Gomes da Silva, cuja ossada foi procurada no local em 2011.

Foram distribuídos santinhos com as histórias das vítimas. O texto pedia “o esclarecimento de todos os crimes da ditadura”. Os participantes cantaram e colocaram flores em uma das covas.

Militantes carregam cartazes em ato em homenagem a vítimas da ditadura em São Paulo

O ato também foi usado para criticar a violência atual. “A tortura e o extermínio continuam a afligir especialmente os mais fragilizados”, afirmava o manifesto.

“Muitos estão chorando pelo que aconteceu nesta madrugada [pela escalada recente da violência em São Paulo]. Os motivos não são muito diferentes. O Estado é o mesmo, são as mesmas pessoas com as mesmas fardas”, disse Italo Cardoso (PT), vereador e presidente da comissão municipal da verdade.

O deputado estadual Adriano Diogo (PT) lembrou o caso do jornalista da Folha André Caramante, ameaçado após a publicação de reportagem sobre a candidatura do ex-chefe da Rota Paulo Telhada (PSDB), eleito vereador.

_

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1179706-comissao-da-verdade-de-sp-faz-ato-em-memoria-de-vitimas-da-ditadura.shtml

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s