Deputados aprovam criação da Comissão da Verdade paranaense | Gazeta do Povo

12/11/2012 | 17h45

Comissão vai examinar e esclarecer violações de direitos humanos praticados no estado no período de 1946 a 1988 e contribuir com a Comissão Nacional da Verdade

Os deputados do Paraná aprovaram, em segunda votação, durante sessão plenária desta segunda-feira (12), o projeto de lei que cria a Comissão Estadual da Verdade. Depois dessa aprovação, o projeto, proposto pelo próprio Poder Executivo, segue para sanção do governador Beto Richa (PSDB).

De acordo com o Governo estadual, a Comissão vai examinar e esclarecer violações de direitos humanos praticados no estado no período de 1946 a 1988 e contribuir com a Comissão Nacional da Verdade, criada em maio deste ano para investigar crimes da ditadura militar. Para tanto, a comissão estadual poderá ter acesso a documentos do poder público considerados sigilosos e ainda determinar diligências para coletar ou recuperar informações e dados.

A comissão estadual será composta por sete integrantes – todos indicados pelo governador, sendo que necessariamente um deles deve pertencer ou ser indicado pelo Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça. Caberá à Secretaria de Justiça prestar apoio administrativo para realização dos trabalhos da comissão.

_

http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?id=1317609&tit=Deputados-aprovam-criacao-da-Comissao-da-Verdade-paranaense

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s