Comissão da Verdade realiza primeira sessão pública do caso Anatália de Souza | Diário de Pernambuco

26/11/2012 | 10h25

A Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Camara realiza, nesta terça-feira (27), primeira sessão pública do caso Anatália de Souza Alves Melo. Na oportunidade serão ouvidos: José Adeildo Ramos, Edmilson Vitorino de Lima e Luiz Alves Neto (viúvo).

Os três estiveram presos no DOI-CODI (Departamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna, órgão subordinado ao Exército) e no DOPS (Departamento de Ordem Política e Social). Eles presenciaram as torturas contra Anatália Alves. A professora Nadja Brayner e o advogado Gilberto Marques, ambos membros da CEMVDHC, são relatores do caso.

Anatália pertenceu ao Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR). Morreu aos 28 anos de idade, no dia 22 de janeiro de 1973. O corpo foi encontrado, parcialmente carbonizado, na cela DOPS- Recife/PE. De acordo com o Prontuário DOPS – PE, nº 19845, acredita-se que ela tenha sido vítima de torturas físicas e psicológicas.

A primeira versão apontada foi de suicídio. No ofício nº 21, dirigido à Diretoria do Instituto de Polícia Técnica, assinado pelo delegado de Segurança Social, Redivaldo Oliveira Acioly, a motivação: “…suicidado-se, usando para isto, um pedaço de couro, em forma de “tira”, além de haver ateado fogo em suas vestes. Solicito as providências necessárias no sentido de ser procedida a perícia no local”.

A sessão acontece às 9h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (Santo Amaro/Recife).

_

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/politica/2012/11/26/interna_politica,409571/comissao-da-verdade-realiza-primeira-sessao-publica-do-caso-anatalia-de-souza.shtml

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: